Thursday, February 26, 2009

Comerciais da década de 80!

No último post eu falei dos comerciais antigos, lembram? Pois pesquisei no YouTube e encontrei alguns.

Este é da Estrela, mas não consegui encontrar o comercial mesmo, só o jingle. Mesmo assim, é de arrepiar. Isso é a infância inteira de quem nasceu por volta de 1980. Aos mais emotivos, preparem os lenços.



Este também marcou época: Chambinho da Chambourcy, ao som de Carinhoso, do Pixinguinha, cantado por crianças. Passou em 1984 - eu tinha 4 anos, e lembro!



Este é da Faber-Castell, com a música Aquarela, do Toquinho. Não há quem não lembre. Fizeram outras versões depois, mas a mais mágica é esta, porque a voz é de uma criança. Estou chegando à conclusão de que crianças gostam de ouvir crianças cantando.



Mais um em que crianças cantam e que todas as crianças amavam: o comercial de Natal do Banco Nacional. "Quero ver você não chorar, não olhar pra trás..."



Este é o da Bolinha de Sabão, de que eu falei no post anterior. É claro que eu queria ter uma, mas era muito cara. Só conheci uma menina que tinha. Ela tinha a Lu Patinadora também. Ela tinha tudo!



Este é do jeans Pool, do "Pool da Gata", que ficou bem conhecido principalmente por causa da música, Wishing Well, do Terence Trent D'Arby. Alguém vê comercial de jeans na TV hoje em dia?



E este é do "Pool do Gato". A modelo do final do comercial é a Adriana de Oliveira. Para quem não lembra - ou para quem não era nascido na época - essa menina era lindíssima - como podem ver aqui - e tinha uma carreira promissora, mas morreu em janeiro de 1990, aos 20 anos, vítima de overdose. Numa noite com amigos e o namorado em um sítio, bebeu, fumou maconha e cheirou muita cocaína. O fato teve muita repercussão - leiam, se quiserem, reportagem de capa da Veja sobre o assunto: http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/capa_14021990.shtml - porque, além de envolver uma pessoa famosa, a tragédia poderia ter sido evitada caso a modelo tivesse sido socorrida imediatamente, o que não aconteceu porque seu namorado e seus amigos temeram as consequências legais que isso certamente acarretaria. Deu em morte.



Bom, como já disse no post anterior, uma das mudanças que mais gostei nos últimos anos foi a invenção do YouTube. Eu ficaria uma tarde inteira só olhando comerciais e aberturas de novelas da minha infância.

No comments: